DON'TS: Práticas que devem ser evitadas no uso de IA
1 NÃO UTILIZE IA PARA CRIAR DEEPFAKES SEM CONSENTIMENTO
A manipulação de imagem ou voz sem autorização pode gerar graves implicações jurídicas e éticas, especialmente em campanhas publicitárias e produções audiovisuais.
2 NÃO OMITA O USO DE IA
A falta de transparência pode ser considerada uma prática abusiva e comprometera credibilidade da produção. Sempre identifique claramente os conteúdos gerados por IA, seja para os profissionais atuantes na produção, seja para os demais agentes econômicos envolvidos na produção.
3NÃO VIOLE DIREITOS AUTORAIS
Não utilize conteúdos protegidos por direitos autorais sem autorização expressa dos titulares. Isso inclui desde obras preexistentes a materiais usados especificamente para treinamento de IA e obras derivadas geradas por algoritmos.
4NÃO UTILIZE PROMPTS QUE REFERENCIEM DIRETAMENTE OBRAS, ARTISTAS OU PESSOAS REAIS
Se a IA for utilizada para recriar vozes, imagens, performances de artistas ou qualquer criação intelectual, obtenha o consentimento expresso dos envolvidos.
5NÃO IGNORE O IMPACTO DA IA NA REMUNERAÇãO DOS PROFISSIONAIS
Evite substituir integralmente atores, dubladores, roteiristas e outros profissionais por IA sem que haja uma compensação justa ou um modelo sustentável de uso.
6NÃO COMPARTILHE ROTEIROS, PROMPTS, WORKFLOWS E INTERAÇÕES COM A IA
Esse conjunto de informações representa o DNA criativo da produtora e seus profissionais, condensando suas expertises técnicas e artísticas no uso da IA e, como tal, devem ser protegidos como importantes ativos intelectuais de uma produtora e seus profissionais.
7NÃO USE IA PARA INDUZIR O PUBLICO AO ERRO
Criar falsas representações de marcas, personalidades ou fatos pode acarretar sanções legais, incluindo eventuais danos à reputação da empresa contratante
8NÃO NEGLIGENCIE SEGURANÇA A E PRIVACIDADE DOS DADOS
Evite armazenar ou processar dados pessoais sem as devidas salvaguardas, garantindo que a lA não viole normas de proteção de dados.
9NÃO USE IA PARA FINS DISCRIMINATÓRIOs OU PRECONCEITUOSOS
Certifique-se de que os algoritmos utilizados não reproduzam viés racial, de gênero ou social, garantindo um uso ético e equitativo da tecnologia.
10NÃO IGNORE o DEVER DE INFORMAÇÃO ENTRE AS PARTES CONTRATANTES
Sempre comunique claramente quais elementos foram criados manipulados por IA dentro de um projeto, garantindo total conhecimento e responsabilização entre as partes envolvidas.